O ser humano é, por excelência, o responsável pela constante modificação e desenvolvimento da sociedade. Num processo contínuo, o sujeito estabelece parâmetros para a constituição de um modus vivendi, o qual é copiado e regrado por grupos e comunidades, surgindo, assim, uma miscelânea de práticas que necessitam de descrição, avaliações e apresentações no meio científico, filosófico e acadêmico.

            O campo de estudos das Ciências Sociais e Aplicadas lida, diretamente, com as inconstâncias do sujeito (des)centrado de seu mundo, na tentativa de encontrar soluções, por meio de teorizações, leis e discussões. Para isso, a publicação de compêndios, livros, revistas e artigos sobre os diversos campos que envolvem o a sociedade, refletida por uma linha teórica-filosófica e compreendida pelas Ciências Sociais e Aplicadas, têm se apresentado como um campo fértil de discussão em meio à academia.

      Dessa forma, (re)pensando as atividades acadêmicas em forma de profícuos diálogos, desenvolvidos por meio teóricos, a Uniguaçu apresenta a Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais e Aplicadas “Meditatio”, a qual se dedicará, exclusivamente, à publicação de artigos científicos-acadêmicos que repensem a sociedade e seu desenvolvimento pleno, tendo como ponto central a reflexividade teórico-prática.

       A Revista publicará textos em língua portuguesa, inglesa e espanhola de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, por meio de publicações de volumes semestrais e números anuais.