ENSINO MÉDIO

CONTEXTO HISTÓRICO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PERSPECTIVAS NO SÉCULO XXI

Palavras-chave: : Ensino médio. Políticas públicas em educação. História da educação. Desigualdades Socioeducacionais.

Resumo

Este estudo   visou apontar a evolução do ensino médio, perpassando pelo contexto das políticas educacionais e adentrando em suas perspectivas e desafios no cenário educacional brasileiro na segunda década do século XXI. Teve como objetivo, adentrar de maneira metódica no emaranhado de condição referenciada a fim de propor ao leitor percorrer as questões relativas ao ensino médio, fazendo um recorte temporal, desde a década de 1930 até os dias atuais. Constituiu-se em um estudo introdutório que teve na pesquisa bibliográfica o seu arcabouço metodológico. Dentre os autores pesquisados, citam-se: BUENO (2000), CANAN (2016), CUNHA (1977), KUENZER (2000) e SAVIANI (2011) além da legislação específica.  O ensino médio no Brasil teve início com a chegada da Companhia de Jesus. O Brasil Império teve como uma das principais marcas o Colégio de Pedro II cuja finalidade era acolher a elite da época. Na Primeira República, o curso secundário conviveu com inúmeras reformas sem, no entanto, definir sua real finalidade. A partir do governo de Getúlio Vargas a política para o ensino médio no Brasil comprometeu - se com o Desenvolvimento Econômico. Decorrentes das mudanças no quadro político de 1964, foram implantadas as políticas de profissionalização do ensino médio pela Lei 5692/71. A década de 1990, foi de grande significação para a educação brasileira no quesito de políticas implantadas a fim de melhorar e fortalecer os aspectos educacionais no Brasil. No século XXI compreende-se o quanto o ensino médio depende da contribuição acadêmica a fim de entender o direcionamento a ser seguido.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado. Caninhas. Santa Catarina. Brasil

Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual na EEB Santa Cruz. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Na UnC ocupou cargos de coordenador de Curso de Graduação, do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Direção Acadêmica do Campus Universitário de Canoinhas, Pró-reitor Acadêmico. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas Universidade e Desenvolvimento Regional e Educação e Desenvolvimento Regional. Líder do grupo de pesquisa  Educação, Política e Sociedade dedicando-se a pesquisas nas seguintes linhas: Educação básica e profissional no Brasil; Educação e desenvolvimento regional; Formação de Educadores; Políticas Educacionais no Brasil e Desenvolvimento Local/Regional; Universidade e desenvolvimento local/regional; Universidade: história, políticas e avaliação. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Participou como delegado da CONAE nas esferas municipal, estadual e federal nas edições de 2014 e 2018. Integra: a) Comissão Estadual para Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação - Cemapee para o decênio 2015 - 2024; b) o Fórum de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Canoinhas. Integra o Conselho Municipal de Educação de Canoinhas, sendo seu Presidente.

Kelli Regina Gonsalves dos Santos Assunção, Universidade do Contestado (UnC)

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UNIARP - (2004) Especialização em Educação Física Escolar FMU (2009). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela UNC- Universidade do Contestado - 2018. Mestrado em Educação- Unoesc 2016 Membro da Rede Ibero - Americana de Politicas e Processos de Educação Superior- Unoesc/Unicamp. Estudante Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da Região Sul. Trabalha com a Temática Politicas Educacionais; Politicas de Educação Superior;Politicas e formação de professores. Membro do grupo de pesquisa Educação Politica e Sociedade.UNC Trabalhou como coordenadora do Ensino Médio Inovador da E.E.B.Paulo Blasi no ano de 2010 e 2011.Gestora Escolar nos anos de 2009 a 2012 . Coordenadora do Projeto Terceira Idade um Projeto Multidisciplinar no Clube Anos Dourados por 15 anos. Professora de Dança no Projeto Encontro de Gerações SESC 2014 e 2015 . Atua como professora de Educação Física na rede municipal, estadual e particular desde 2001 até os dias atuais. Professora UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina da disciplina Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação Física. Professora da UNC - Universidade do Contestado das Disciplinas de Atividade Motora Adapatada, Emergencia no Exercício Físico, Esportes Complementares, Atividade Física na Promoção da Saúde, Metodologia da Dança,Natação e Ginástica Orientadora de atividades físicas (ginástica laboral) na empresa SESI no ano de 2015. Trabalhou no Projeto Atleta do Futuro SESI no ano de 2014. Educadora na ASDPM/PAIS 2015. Instrutora de Zumba Liceciada/ ZIN - Zumba Instrutor Network. 

Publicado
2020-12-18