PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIATRICOS /HIDROTERAPIA NO PACIENTE COM ARTRITE REUMATOIDE

  • Ana Paula Senn Uniguaçu
Palavras-chave: Fisioterapia. Cuidados paliativos. Oncológico., ARTRITE REUMATOIDE, HIDROTERAPIA, FISIOTERAPIA.

Resumo

O cuidado paliativo são os cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida. Os cuidados paliativos têm uma concepção humanizada, baseada na valorização da vida na compreensão da morte, essa abordagem é centrada no indivíduo e também na família, no sentido de controlar e aliviar a dor e outros sintomas. No entanto a fisioterapia é uma profissão que exerce um papel importante nos cuidados paliativos, dentro da equipe multidisciplinar em pacientes oncológicos. O objetivo desta revisão de literatura foi investigar qual é o papel da fisioterapia nos cuidados paliativos de crianças com câncer, analisando os possíveis objetivos e condutas a serem tomadas e realizadas nesses possíveis casos. A metodologia trata-se de uma revisão de literatura em língua portuguesa, com utilização de artigos, relacionados ao tema o papel do fisioterapeuta nos cuidados paliativos em pacientes oncológicos para a qual foram selecionados artigos no banco de dados Scielo e Google Acadêmico. Conclui-se que a fisioterapia tem um papel primordial no cuidado prestado aos pacientes oncologicos, pois através das técnicas abordada no estudo consegue como resultado o controle e alívio da dor e dos outros sintomas da doença, melhorando assim a sua funcionalidade em geral gerando assim uma melhor qualidade de vida desses pacientes com o objetivo de que passem menos tempo hospitalizados e mais tempo com a família.

 

 

A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica crônica. Por ser sistêmica, significa que ela pode afetar diversas partes do organismo, embora atinja principalmente as articulações; por ser crônica, não se consegue obter a sua cura e sim o seu controle. A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que é autoimune, ou seja, os tecidos são atacados pelo próprio sistema imunológico do corpo. Objetivo: avaliar o efeito da hidroterapia no tratamento da artrite reumatoide. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática bibliográfica em língua portuguesa, abordado artigos voltados para o assunto, relacionados aos temas fisioterapia, artrite reumatoide, hidroterapia, para a qual foram selecionados artigos no banco de dados Scielo e Google acadêmico. Conclusão: Concluiu que a hidroterapia tem um grande papel no tratamento da artrite reumatoide, apresentando redução dos sintomas apresentando nesta patologia, além de melhorar a qualidade de vida dos portadores de artrite reumatoide.

Publicado
2020-05-21