PACIENTES ANSIOSOS E DEPRESSIVOS AUXILÍADOS PELA ABORDAGEM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E A TÉCNICA DE CONFRONTO DE PENSAMENTOS.

  • janete Stachera Centro universitário Vale do Iguacu uniguaçu

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar e relatar as observações realizadas em um grupo de indivíduos beneficiários do programa de Atenção de Saúde Mental de Mallet, grupo de psicoeducação, tem a demanda de depressão e ansiedade, este que é dirigido pela psicóloga Denize Aparecida Teixeira que trabalha a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental.  Contrapondo assim com a prática de estágio dentro do curso de psicologia, este que adentra todo um conjunto de características de normas técnicas desenvolvidas durante a atividade de estágio supervisionado que serão exploradas no contexto do artigo, é importante também salientar o conhecimento adquirido durante todo o processo do curso. O estágio de observação que a instituição desempenha para o acadêmico do curso de psicologia tem como finalidade de enriquecer a experiência do mesmo, unindo assim a vivencia de como seria a prática do profissional no âmbito social e na integração das relações humanas. Este trabalho foi desenvolvido durante o mês de agosto a novembro de 2018, trabalho este que foi realizado em um grupo de psicoeducação, que acolheu pessoas com ansiedade e depressão, foi trabalha a TCC. A linha teórica Terapia Cognitivo Comportamental TCC foi desenvolvida por Aaron T. Beck, sendo essa linha teórica voltada para os transtornos de depressão e ansiedade, mas pode-se trabalhar com todas as patologias. Percebe-se o quão importante são tratar as formas de pensamentos automáticos e pensamentos negativos pensamentos confrontativos e os pensamentos compensatórios. A TCC pode ser trabalhada tanto terapia clínica ou terapia de grupo. E abrange todas as pessoas, e a técnica de confronto de pensamentos, sendo que o exercício aplicado é dentro da abordagem da TCC, com o objetivo de auxiliar e mostrar formas de como esses participantes pode trabalhar seus pensamentos de forma com que não abale sua saúde emocional. 

Publicado
2019-07-30